Manchas de nascença. Veja como elas são, se tem tratamento, saiba tudo sobre essa manchinha que aparece em Recém-nascidos, as manchas de nascença podem desaparecer com o tempo, acompanhando o crescimento do bebê, ou pode ficar durante a vida toda.

As marcas de nascença podem ser classificadas como pigmentar, quando a criança nasce com manchas no corpo, de cor esverdeada, marrom, pretas, azuladas ou roxas, resultado de má formação de células de pigmentação. Já as manchas vasculares são causadas pela grande quantidade de vasos sanguíneos. Ou seja, o acúmulo causa uma mancha qu pode ser na ver vermelha, mais fraca no tom de rosa ou mais para o roxo.

Muitas pessoas pensam que a criança nasce com manchas, devido a alguma comida, ou alguma coisa que ficou com vontade de fazer durante a gravidez, mas tudo isso não passa de folclore, lendas que nunca foram comprovadas. Mas não precisam ficar preocupada, as manchas são comuns e pode acontecer com qualquer bebê.

Como tirar as manchas de nascença?

As manchas tem tratamento sim, mas apenas para aquelas que prejudicam ou interfere em algum problema para a criança, se a mancha for aos olhos, boca, os médicos podem indicar uma cirurgia de remoção. Mas se a mancha for em algum lugar aceitável, que não prejudica a criança em nada, certamente os médicos irão indicar que não mexa, certas manchas com o tempo desaparecem sozinha.

Cada médico tem sua opinião, alguns indicam que não mexam e espere que saiam de acordo com o crescimento da criança, outros indicam o tratamento, pois não confia que saia com o tempo. Mas o ideal é fazer acompanhamento no dermatologista de 6 em 6 meses caso a criança nasça com alguma manchinha. Mas pode ficar tranquila, se seu filho nascer com alguma mancha, consulte o médico e faça o tratamento indicado.