O refluxo para muitas mães é um bicho de sete cabeças, mas ele pode ser tratado e cuidado sem muita complicação, é muito comum em RN e bebês, além de choro constante o refluxo deixa os bebês desconfortáveis, pois o leite ao invés de descer, volta e faz a criança soltar todo o alimento.

Os bebês e RN que se alimentam apenas de líquido tem mais chances que sofrer de refluxo, o líquido, no caso o leite, suco que a criança toma, tem apenas um destino, mas em casos isolados, no caso do refluxo ele toma outra direção e volta, a principal causa é a azia que o bebê sente, que faz que o líquido vá do esôfago até o estomago e assim vice e versa. Como disse, o líquido tem mais probabilidade de voltar, os alimentos sólidos não voltam com tanta facilidade. Alguns casos deixam os bebês com dores, provocando dores no estomago e cólicas no bebê.

O porque acontece o Refluxo?

Isso acontece em bebês e crianças de pouca idade, casos mais intensos, deixam crianças com dores e a terrível perca de peso, pois tudo que o bebê come, volta. O estomago não consegue impedir que o alimento, no caso os líquidos voltem, fazendo a criança colocar tudo pra fora, em questão de minutos, após a amamentação.

O refluxo pode ser diagnosticado pela própria mãe, os sintomas são básicos e fácil de reconhecer. Caso a mãe tenha dúvidas e queira um diagnostico médico, basta levar a criança ao pediatra e pedir um exame de radiografia contrastada, ou PHmetria esse exame informa a acidez do estomago. Há casos de Refluxo. Muitos tratamentos caseiros e até medicamentos podem ajudar a combater o Refluxo no seu filho.